originally uploaded by bAna Costa
Foi num domingo de Agosto, o passeio a Ourém, piquenique na mata nacional e a visita à praia fluvial do Agroal.
Mais um cantinho do nosso Portugal.originally uploaded by bAna Costa
Umas breves informações históricas antes de vos apresentar o castelo:
O castelo de Ourém, assim como a região onde se insere, terão passado para o Reino de Portugal, no reinado de D. Afonso Henriques, todavia não são conhecidas datas nem as circunstâncias da sua tomada aos mouros.
Acredita-se que este local tenha sido habitado desde a pré-história, passando pelos romanos e visigodos até à invasão muçulmana, que terá dado origem à primitiva fortificação de Ourém, local designado ao tempo de, Abdegas.
D. Dinis, em 1282, doou este castelo à rainha Santa Isabel, no reinado de D. Pedro I, Ourém foi elevada a condado. O conde de Ourém, durante a crise de 1385, tomou o partido de D. Beatriz, que a maioria do povo não queria como rainha, já que o seu casamento com o rei de Castela, significava a perda da independência portuguesa. Face a isto o Mestre de Avis, atacou e tomou o castelo.
Durante o século XV, o castelo foi bastante melhorado e construído o paço dos condes. O terramoto de 1755, causou elevados danos, o que viria também a acontecer, em 1810, com as invasões francesas.originally uploaded by bAna Costaoriginally uploaded by bAna Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário. Assine por favor