domingo, 24 de agosto de 2014

Continuação do post anterior

Na primeira quinzena de Agosto estivemos livres, o filho e família rumaram até "Maria Vinagre" em Algezur e nós aproveitámos para dar umas voltinhas.
Na primeira semana fomos até Monte Real, mas durante a viagem passámos por Óbidos pois havia algum tempo que não a visitávamos.
Óbidos para quem não conhece é uma vila muralhada que foi tomada aos árabes em 1148 por D. Afonso Henriques ( 1º Rei de Portugal), a vila também fez parte do Pentágono ( 5 castelos) do centro do reino utilizado pelos Templários. Logo à chegada somos contemplados com a Porta da Vila, a principal entrada encimada com a inscrição " A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original", mandada colocar por D. João IV como agradecimento pela protecção da padroeira aquando da Restauração da Independência em 1640.
Passando a porta principal deparamo-nos no seu interior uma capela-oratório dedicada à padroeira da vila Nossa Senhora da Piedade, ornada com azulejos azuis e brancos ( 1740-1750?), lindíssima
Depois a própria vila com toda a sua envolvência, os suas igrejas, o castelo, com uma oferta vasta em artesanato e claro também poderá a celebre ginginha de Óbidos ( licor feito com aguardente, ginja, canela e açúcar), servida em copo de chocolate. Vale a pena visitar para quem não conhece............. e revisitar para quem já conhece.
Continua....................
Bom Domingo


1 comentário:

  1. Já estive em Óbidos. Gosto das vilas antigas e históricas. Me encanta a arquitetura. Por aqui não as temos, nunca foram construídas e se tivessem sido provavelmente teriam colocado abaixo e por sobre os escombros erguido um grande condomínio de edifícios de aço e vidro, daqueles bem feios. Que bom que há quem respeite e conserve sua história. Bjs
    Joana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário. Assine por favor