sábado, 16 de junho de 2012

Curso de Costura -Ficha nº 1 - Colarinho de camisa




1- Cortar 2 vezes no tecido e 1 vez em entretela segundo o molde do colarinho. Colar a entretela numa das partes do tecido, pelo avesso. Juntar direito com direito do tecido e costurar à largura do calcador de forma a deixar o lado A aberto ( atenção que a figura é a gola dobrada ao meio).
Acertar a costura cortar o excesso de tecido nos cantos e virar o trabalho para o direito.
Passar a ferro.

2- Depois de passado vamos fazer o pesponto( a vermelho) a toda a volta de forma a deixarmos o lado A da gola em aberto

3- Agora cortamos o pé do colarinho 2 vezes no tecido e 1 vez em entretela, cola-se a entretela da mesma forma como fizemos na peça anterior.
4- Na peça que não tem entretela fazemos uma bainha à largura do calcador.
5- Vamos formar o colarinho , dobre as duas peças e marque o meio de ambas dando um pequeno pique em cada uma. Agora para montar coloque a folha do pé do colarinho que não está embainhada junte depois o colarinho acertando meio e por último a outra folha do pé que tem bainha ( não esqueça que é sempre direito com direito do tecido) fica como mostra a figura.
Em seguida alfinete e costure as três peças juntas começando num dos lados da peça com bainha indo até ao lado oposto. Acerte costure e dê os piques na parte redonda, vire para o direito .


6- Dobre ao meio e certifique-se que colarinho está exactamente certo ( daí a importância de os meios das três peças estarem alinhadas). Passe a ferro e pesponte o pé do colarinho a 1mm mas só no espaço correspondente ao colarinho.
O restante pesponto só será feito depois da colocação do mesmo ao corpo da camisa.

Caras leitoras espero que tenha sido elucidativa, esta foi a minha primeira ficha agora para a próxima apresentarei como colocar punho e carcela na manga.
Ainda não sei a que ritmo farei as publicações pois as fichas levam algum tempo a preparar, mas é uma questão de se manterem atentas.
Bom trabalho

1 comentário:

  1. Ana,
    muito boa aula....
    Muito obrigada...
    Ana, você já conseguiu o esquema do agulheiro estrela, de que me falou???
    Eu já publiquei o meu,mas como você nada disse, não sei se já conseguiu ou não..
    Se precisar, tenho o esquema....

    beijos de MF

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário. Assine por favor