terça-feira, 13 de setembro de 2011

Salinas de Rio Maior



originally uploaded by Ana Costa
No passado domingo o passeio foi bem perto de Lisboa, Rio de Mouro perto de Santarém.
As minas de sal gema únicas a funcionar no nosso país.
Estão situadas a 30 Kms do mar num vale entre Torres Vedras e Leiria. Então aqui fica um pouquinho da sua História.originally uploaded by Ana Costa
As salinas de Rio Maior têm oito séculos de História. Foi há, em 1177 que Pêro Baragão ou D’Aragão (?) e sua mulher Sancha Soares, venderam aos Templários “a quinta parte que tinham do poço e Salinas de Rio Maior, cujo poço partia pelo Este com Albergaria do Rei; pelo Oeste com D. Pardo e com a Ordem do Hospital; pelo Norte com Marinhas da mesma Ordem; e pelo Sul com Marinhas do dito D. Pardo”. Assim diz Pinho Leal, citando o escrito comprovativo dessa venda. Este documento, que é o mais antigo que se conhece referente a Rio Maior que se encontra arquivado na Torre do Tombo em Lisboa.
originally uploaded by Ana Costa

Este sal é proveniente da água bombeada do subsolo ( 60mt de profundidade)para uma espécie de tanques " os talho" e aí se transforma em sal pela evaporação da água com a acção do sol.

A água é doce mas rochas por onde ela passa são ricas em cloreto de sódio, daí este sal ser 7 vezes mais salgado do que a água do mar( tem entre 97a 98% de cloreto de sódio)
originally uploaded by Ana Costa
Só a safra de 2006 rendeu 1700 toneladas, das quais 300 foram exportadas para a Alemanha.
Bem curioso, não acham? vale a pena o passeio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário. Assine por favor